29 de Julho de 2025
Em uma iniciativa que fortalece ainda mais o compromisso com o desenvolvimento das áreas rurais do Estado, o presidente da Coopernorte, Jairton Vieira, acompanhado do gerente Clodis Rocha e do supervisor Rafael Esteves, participou na terça-feira (15) de uma reunião técnica na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), em Porto Alegre.
As cooperativas foram recebidas pelo diretor de Energia da SEMA, Rodrigo Huguenin, juntamente com o seu corpo técnico, além de lideranças das coops CERTAJA Energia e Coprel, com a presença do superintendente da Fecoergs, José Zordan.
O objetivo foi debater a formatação de um novo projeto complementar ao Programa Energia Forte no Campo: o “Internet Forte no Campo”, que pretende levar conectividade de qualidade às propriedades rurais atendidas pelas cooperativas de eletrificação.
A proposta visa aproveitar a estrutura já modernizada pelo Energia Forte no Campo, criado em outubro de 2020, que tem promovido a instalação de redes trifásicas e melhorias na infraestrutura elétrica em centenas de comunidades agrícolas do Rio Grande do Sul. A nova fase, agora voltada para a inclusão digital no meio rural, busca garantir acesso à internet de alta velocidade para produtores, agroindústrias e moradores do interior.
Segundo o presidente da Coopernorte, Jairton Vieira, a inclusão da internet como parte do desenvolvimento rural é uma demanda antiga dos cooperados. Hoje, a Coopernorte conta com o braço da Telecom, que leva internet para mais de 3.000 famílias cooperadas e segue ampliando sua rede de fibra óptica na região de atuação da cooperativa, avançando também para regiões centrais de Viamão.
“Hoje em dia, não basta apenas ter energia de qualidade. O produtor precisa estar conectado para acessar informações técnicas, emitir notas fiscais eletrônicas, participar de capacitações e até mesmo comercializar seus produtos online. A internet no campo mantém o jovem ao lado da família, seja para estudar, trabalhar ou estar conectado com o mundo e as novas tecnologias”, destacou o presidente da Coopernorte.
A iniciativa, que ainda está em fase de estudos, poderá ser estruturada nos mesmos moldes do atual programa de energia, com a cooperação entre o governo estadual e as cooperativas, e possíveis subsídios para viabilizar os investimentos em tecnologia e infraestrutura de rede.
Desde sua criação, o Programa Energia Forte no Campo já beneficiou milhares de famílias rurais, promovendo desenvolvimento econômico e social com a instalação de novos postes, transformadores e linhas trifásicas, em conformidade com as normas da ANEEL. A execução é feita por meio de Termos de Colaboração firmados entre a SEMA e cooperativas como Coopernorte, Certaja, Coprel, Certel, entre outras, com apoio da FECOERGS (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do RS).
Com a expansão da iniciativa para a conectividade, a expectativa é garantir mais dignidade, inovação e permanência das novas gerações no campo. (Coopernorte – 21/07/2025)