Ir para o conteúdo

Notícias

Fecoergs e cooperativas recebem comitiva argentina da FACE

17 de Janeiro de 2024

Presidente Erineo fala na abertura ao lado de Zordan, Guilherme, Nelso e Alceu Presidente Erineo fala na abertura ao lado de Zordan, Guilherme, Nelso e Alceu
Representantes das entidades e cooperativas presentes Representantes das entidades e cooperativas presentes
Representantes das entidades e cooperativas presentes Representantes das entidades e cooperativas presentes
Zordan realizando apresentação Zordan realizando apresentação
Representante da FACE fazendo apresentação Representante da FACE fazendo apresentação
Foto memorável dos participantes Foto memorável dos participantes
Comitiva argentina visitando a PCH Centenária Comitiva argentina visitando a PCH Centenária
Comitiva visitando as obras da PCH Linha 11 Comitiva visitando as obras da PCH Linha 11

No dia 15/01/2024, na sede da Ceriluz de Ijuí/RS, com a presença de 9 (nove) Cooperativas: Coopernorte/Viamão – Certel/Teutônia – Creral/Erechim – Creluz/Pinhal – Certhil/Três de Maio – Cermissões/Caibaté – Cooperluz/Santa Roa – Coprel/Ibirubá e a anfitriã Ceriluz, a federação Fecoergs recepcionou os representantes da FACE – Federação das Cooperativas Elétricas da Argentina.

Na abertura do evento o presidente da Ceriluz, Guilherme de Pauli, da cooperativa anfritriã, deu as boas-vindas aos visitantes e agradeceu ao professor Alceu Van Der Sand, da Unijuí, por ter intermediado a vinda dos argentinos. Por sua vez, o representante da comitiva argentina, Nelso Bernardi, comentou ser importante este intercâmbio com as cooperativas brasileiras. O presidente da Fecoergs, Erineo Hennemann, saudou a todos e falou o quando ganhamos com estas trocas de conhecimentos e experiências, e espera que outros momentos como este sejam realizados.

Atendendo solicitação a federação estadual Fecoergs e a confederação nacional Infracoop, através do superintendente das entidades, engenheiro José Zordan, fez apresentação, sobre:  as Cooperativas Permissionárias, brasileiras e gaúchas, sobre o Setor Elétrico Nacional e sobre como as Cooperativas se integram e interagem neste ambiente.

Os representantes da FACE ficaram impressionados de como se comporta o Sistema Elétrico Brasileiro e principalmente de como o trabalho das Cooperativas consegue ser desenvolvido neste ambiente, altamente regulamentado.

Por usa vez, os representantes da FACE fizeram apresentação dos serviços prestados pela entidade, porém focado mais em outras atividades e em menor escala na distribuição de energia elétrica.

O grande problema, senão o maior, das cooperativas de eletricidade argentinas, é que nos últimos 20 anos, as tarifas de energia elétrica estão “congeladas”, levando ao sucateamento das redes, pois o Governo tem congelado, sistematicamente, as tarifas, para conter a inflação.

Acreditamos, disse o presidente da federação gaúcha, Erineo José Hennemann, que eles (FACE) colheram informações suficientes para melhorar o sistema das cooperativas e nós conseguimos medir o quanto estamos a frente, pelos trabalhos das nossas cooperativas: na geração e distribuição de energia, nas telecomunicações e na comercialização de energia.

Os integrantes da FACE tiveram oportunidade e conheceram uma das PCHs (Centenária) da Ceriluz, em operação e outra em construção, a pequena central hidroelétrica -  PCH Linha 11.

Segundo José Zordan, superintendente da Infracoop e da Fecoergs, foi importante este intercâmbio onde podemos trocar informações com a FACE e aprender um pouco do trabalho realizado por eles e principalmente sobre as dificuldades enfrentadas. (Fecoergs – 17/01/2024)