Ir para o conteúdo

Notícias

Cooperluz realiza etapa de formação continuada de educadores em 19 escolas

24 de Junho de 2022

Logo do programa Logo do programa
Educadores debatendo Educadores debatendo
Turma de educadores no evento Turma de educadores no evento

No dia 23 de junho realizou-se no Espaço Eventos em Guia Lopes, Santa Rosa - RS, a primeira etapa de formação continuada de educadores.

Este plano de formação continuada dos educadores e educadoras está vinculado ao Programa de Cooperativismo nas Escolas (PCE), desenvolvido pela Cooperluz - Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste, por meio do Departamento de Educação e Comunicação, desde 1993, este ano completando 29 anos de atuação, em parceria com o Projeto de Extensão “Direitos Humanos, Cultura de Paz e Cooperação nas Escolas”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação “stricto sensu” - dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo - RS, sob a coordenação da Dra. Rosângela Angelin.

O PCE é um programa que atende 19 escolas, em 08 Municípios, da nossa região sendo os Municípios de Cândido Godói, Santo Cristo, Alecrim, Porto Vera Cruz, Porto Lucena, Campina das Missões, Ubiretama e Santa Rosa, com mais de 55 educadores envolvidos, 61 turmas do 7º, 8º e 9º anos, e 914 alunos participando do programa neste ano.

O Presidente da Cooperluz, Sr. Querino Volkmer, participou da abertura do evento destacando as ações sociais e educacionais que a Cooperativa vem desenvolvendo em prol do associado, destacou também que a cooperativa é referência regional em distribuição de energia elétrica e cooperativismo, primando sempre em distribuir energia de qualidade para o bem-estar dos associados, colaboradores e comunidade, e a importância do PCE.

Os palestrantes e painelistas Dra. Rosangela Angelin e o Dr. Celso Gabatz, abordaram o tema: Educação Cooperativista: Desafios e Oportunidades na Construção Coletiva de Novos Saberes e Novas Vivências.

Na parte da tarde o colaborador Emerson Bernardi apresentou as principais atividades desenvolvidas pela Cooperluz e os programas sociais e educacionais. Foi realizado ainda o planejamento das atividades do PCE, relacionadas as ações socioambientais e o cronograma da formação continuada a ser desenvolvida no segundo semestre.

Educadores e educadoras, diretores de escola e coordenadores pedagógicos dos Municípios, participam desta formação que terá ainda mais duas atividades On-Line no segundo semestre e mais um encontro presencial no final do ano. (Cooperluz – 24.06.2022)